É um método que usa o eco produzido pelo som para criar imagens em tempo real, que permitem um diagnóstico seguro, preciso e indolor.
Untitled Document
::: Saiba mais sobre a Densitometria Óssea.
A densitometria óssea tem como objectivo avaliar a densidade mineral do osso através de radiações baixas emitidas pelo aparelho, e os resultados são rápidos e precisos. Este exame permite determinar a quantidade de perda da massa óssea, o risco de fractura e detectar o grau de osteoporose. O exame é feito ao colo do fémur e coluna de acordo com a quantidade de radiação que consegue passar no osso.
O exame é feito em 15 minutos e não necessita de jejum. No dia do exame, se estiver a fazer medicamentos com cálcio, não deve tomá-los.
Os valores dos resultados são comparados com valores normais (padrão) em pessoas com a mesma idade, etnia e sexo. Se o resultado for zero o valor da massa óssea está normal. Se for -2 significa que a massa óssea está dois valores abaixo da média.
A densidade mineral óssea é considerada normal quando o resultado está 1 valor acima ou abaixo do normal em relação à média de um adulto jovem. O risco de sofrer fractura osteoporótica é baixo.
Se o resultado estiver 1 valor acima ou 2,5 abaixo da média, o risco de fractura é superior à do anterior. Neste caso é diagnosticado osteopénia.
É considerado osteoporose se o valor for superior a 2,5. Se a pessoa já sofreu fractura osteoporótica, a osteoporose é considerada grave.